Você sabe o que é Controle Biológico?

segunda-feira, 11 Fevereiro, 2019
noticia você sabe o que é controle biológico? da biota innovations uberaba mg

Controle Biológico ou Biocontrole é a técnica que faz uso de inimigos naturais no controle de insetos-praga de culturas agrícolas. Desde então, vários pesquisadores, principalmente entomologistas (pesquisadores que estudam os insetos), tem tentado definir esta expressão.

Assim o Controle Biológico pode ser considerado uma forma de manejo de populações, tendo como uso um organismo, ou organismos, na regulação de uma população animal ou vegetal.

Os organismos vivos utilizados como agentes de controle biológico compõe o grupo conhecido como inimigos naturais, podendo ser patógenos, parasitóides e predadores.

Controle Biológico - Biota Innovations Uberaba MG Agricultura Biotecnologia Bioprodutos

 

  • Patógenos ou agentes entomopatogênicos englobam microrganismos que vivem ou se alimentam dentro de um inseto hospedeiro, causando doenças nos mesmos, e como consequência, sua morte. Nesse grupo podem ser encontrados fungos, bactérias, vírus e ainda protozoários e nematóides
  • Parasitóides são parasitas de hospedeiros únicos, geralmente seu hospedeiro morre ao final do siclo de vida do parasitoide. Suas larvas apresentam o hábito parasítico e os adultos são de vida livre, alimentando-se de néctar e substâncias açucaradas, pertencentes  ao grupo das formigas, abelhas e vespas, e alguns representantes são encontrados como mosquitos e moscas.
  • Predadores - Predadores são indivíduos de vida livre durante todo o seu ciclo de vida, que matam suas presas e geralmente são maiores que elas.

O controle biológico pode apresentar diversas vantagens quando comparado ao controle químico, provando maior eficácia e menor agressividade ao meio ambiente. Trata-se de uma forma de controle que não deixa resíduos no ambiente e permite a colheita contínua, pois não há período de carência após a liberação dos inimigos naturais, protegendo a biodiversidade e evitando desequilíbrios.

Curiosidade: O inseto predador mais conhecido pelo homem é a joaninha. As joaninhas são predadoras das mais diversas pragas, e entre elas destacam-se várias espécies de pulgão pragas de diferentes culturas.

Quer saber um pouco mais sobre Controle Biológico? Clique aqui e vamos conversar.